10 mitos da gravidez

Mitos da gravidez

Muitas dúvidas aparecem durante a gravidez. São tantas situações novas, tantas mudanças no corpo, que é natural ficar confusa. Mas não se preocupe: a gente esclarece, a seguir, para você, os mitos da gravidez que você sempre quis saber, mas nunca teve oportunidade de perguntar a ninguém:

  1. Teste de farmácia é 100% confiável?

Mito. É difícil o teste dar errado, mas pode acontecer, sim. Para ter certeza de que está grávida, é melhor fazer um exame de sangue, o famoso beta HCG. Ele mede a dosagem de um hormônio presente no sangue de todas as grávidas.

  1. Durante a gravidez, o enjoo piora com o jejum

Verdade. Além disso, ficar muito tempo em jejum é perigoso para grávidas, pois pode desencadear uma hipoglicemia.

  1. Toda grávida sente enjoo nos primeiros meses

Esse é mais um dos mitos da gravidez. O enjoo realmente é muito comum no primeiro trimestre, mas muitas grávidas não o sentem – e não há explicação científica para tal fato.

  1. Chupar limão faz o enjoo passar

Verdade. Não só o limão, mas vários alimentos cítricos e temperos mais fortes ajudam a combater a náusea.

  1. As gengivas podem sangrar durante a gravidez

Verdade. Devido ao aumento do hormônio progesterona, suas gengivas podem inchar e ficar mais sensíveis. Diante do acontecimento, é necessário comunicar seu dentista, ok?

  1. A gravidez causa alterações na visão

Pode acontecer, mas não é regra. E o motivo também são as alterações hormonais, que podem causar olhos secos e até sensibilidade à luz. Mas não se preocupe, tudo passa após o bebê nascer.

  1. É melhor dormir sobre o lado esquerdo do que sobre o lado direito

Por mais que essa frase pareça estranha, ela tem fundamentos. Quando a gestante deita do lado direito, o peso pode comprimir a veia cava – e isso pode aumentar a pressão arterial. Por isso, se sentir vontade de virar de lado, prefira sempre o lado esquerdo.

  1. A pimenta faz mal durante a gestação

Esse é mais um dos mitos da gravidez. Pimenta não é um alimento abortivo, como muita gente conta. Porém, o tempero pode dificultar a digestão. Vale, portanto, diminuir seu consumo.

  1. É proibido comer ovo na gravidez

Mais um mito. Se o ovo for fresco, ele não faz mal nenhum à mãe ou ao bebê. Ovos velhos, porém, podem causar infecção intestinal e devem ser evitados.

  1. Devo comer chocolate antes do ultrassom

Não é uma obrigação, mas médicos relatam que quando a mãe come chocolate durante a gestação, o bebê se mexe mais, tornando o exame mais legal para os pais. Tudo isso tem uma explicação: a glicose dá energia ao feto, fazendo ele ficar agitado e se mexer.

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?