8 filmes para ajudar seus filhos a lidar com sentimentos

8 filmes para ajudar seus filhos a lidar com sentimentos

Os primeiros anos da vida de uma criança a coloca em vários tipos de situação. E em muitas vezes é normal e esperado que ela tenha dificuldades em lidar com tudo isso. Cada etapa é um momento novo e merece uma atenção especial dos pais e também da escola. Neste artigo, você saberá mais como ajudar seus filhos a lidar com sentimentos a partir de filmes que abordam este tema de forma lúdica.

Como ensinar seus filhos a lidar com sentimentos 

Um modo mais fácil de ensinar seu filho a lidar com sentimentos e novas emoções é assistir a filmes e desenhos que falem sobre essa questão pela qual está passando. Com certeza, a criança irá questionar os pais, professores ou outros amigos sobre o que está aprendendo.  

A seguir, confira oito filmes infantis que abordam sentimentos! 

1 – A Viagem de Chihiro 

Essa animação japonesa, de 2003, é dirigida por Hayao Miyazaki. A produção conta a história de uma menina de 10 anos, a Chihiro. No começo, ela aparece como uma criança egoísta que tem muito a aprender. E é quando um portal para outra dimensão abre diante de seus olhos e seus pais se transformam em porcos, que a garota começa a entender certos pontos da vida e sentimentos que antes ela desconhecia: como o amor ao próximo e salvar sua família desta maldição a qualquer custo. Para isso, ela terá a ajuda de amigos que fará ao longo desta jornada. 

2 – O Rei Leão 

Nesta produção muito famosa da Disney, de 1994, e dirigida pela dupla Rob Minkoff e Roger Allers, a história é uma adaptação da peça Hamlet. Mas para ensinar as crianças a lidar com sentimentos, o texto mais difícil é “simplificado”. E quem dita as regras por aqui é Simba, um jovem leão, herdeiro de seu pai, Mufasa. Mas Simba tem um tio malvado, Oscar, que planeja roubar o trono de Mufasa. Ele atrai pai e filho para uma emboscada.  

Apesar de conseguir fugir, Simba perde seu pai na emboscada. Mas com a ajuda de seus fiéis amigos Timão e Pumba, ele reaparece como adulto e afim de recuperar sua terra, que foi roubada por seu tio Oscar. Até hoje esta animação é uma verdadeira lição de casa de como lidar com os sentimentos e desafios que a vida impõe desde cedo.  

3 – Frozen 

Outro fenômeno da Disney, esta animação de 2014 pode ser vista pela criançada que já tem 3 anos de idade. O enredo gira em torno da caçula Anna (Kristen Bell) que adora sua irmã Elsa (Idina Menzel). Porém, um acidente envolvendo os poderes especiais de Elsa, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas.  

Com a morte dos pais, as duas irmãs crescem isoladas no castelo da família. Mas chega o tempo em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente ocorre e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio. E o que o seu filho aprende com tudo isso? A valorizar as amizades, o amor de irmãs entre outras coisas. 

4 – Procurando Nemo 

Nesta produção de 2002, um peixinho para lá de fofo e divertido, o Nemo, é protagonista de várias aventuras. Prudência é algo que ele desconhece e exatamente por isso que ele é capturado em um aquário. A partir daí, Marlin precisará cruzar um oceano para salvá-lo. Esta animação promove o equilíbrio emocional. Isso porque o pai de Nemo precisa lidar com a superproteção e o peixinho com sua impulsividade. Uma diversão garantida para toda família.  

5 – Dois irmãos: Uma jornada fantástica – Saudade 

Neste filme a história é sobre dois irmãos que querem trazer o pai falecido de volta à vida por pelo menos um dia. Essa vontade de ambos fala sobre a importância das lembranças e dos laços familiares que ficam para sempre, não importando se estamos vivos ou mortos. O amor prevalece.

6 – Valente 

Neste filme de 2012, a história narra a vida de Merida, uma jovem princesa que foi criada por sua mãe para ser sua sucessora como rainha. Porém, ela não tem nenhum desejo de seguir este caminho. E mesmo sabendo do desgosto da filha, uma competição será organizada para decidir o futuro marido de Merida. E é neste momento que a jovem toma uma atitude e vai atrás de uma bruxa, pedindo para que sua mãe mude seu jeito de pensar.  

Esta animação é um jeito de você ensinar seu filho sobre inteligência emocional de forma lúdica sobre como ele pode ser assertivo em suas decisões. É possível aprender a respeitar e defender suas opiniões e discordar dos outros, mas sem precisar ser agressivo. Além de trabalhar assuntos como diversidade e liberdade de expressão, com Merida princesa completamente diferente dos contos infantis de décadas passadas.  

7 – Tito e os pássaros – Medo 

Uma doença conhecida como “surto” se espalha e transforma as pessoas em pedra. Tito e seus amigos precisam vencer os próprios temores através da união e do companheirismo para encontrar uma cura. 

8 – Divertidamente – todos os sentimentos

Divertidamente é uma obra prima da animação em que os diversos sentimentos existentes em nossa mente se revezam ao controlar as atitudes de uma menina. O final é surpreendente ao perceber que todos os sentimentos têm seu devido valor e importância na formação humana.

Foto/Reprodução: Filme Divertidamente

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?