A importância das vitaminas durante a gravidez

Vitaminas durante a gravidez

Para garantir o desenvolvimento saudável do bebê, durante toda a gravidez, você precisa se alimentar direitinho, sem ficar longos períodos em jejum, tendo refeições balanceadas, além de tomar vitaminas específicas para esse período.

Alguns nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento do bebê e, por isso, muitas vezes, precisam ser repostos através de vitaminas. O ácido fólico (vitamina B9) é um deles. Ele é difícil de ser obtido na alimentação em grandes quantidades. Por isso, os médicos o receitam quando a mulher comunica o médico que vai tentar engravidar.

E, sim, eles são essenciais nessa fase! De acordo com pesquisas realizadas na Holanda, o ácido fólico interfere diretamente no comportamento da criança ou ainda em problemas de atenção. Já estudos americanos mostraram que tomar ácido fólico nas primeiras semanas de gestação reduz o risco da criança apresentar autismo em 40%.

Além do ácido fólico, o ômega 3 e a vitamina D também são muito importantes nessa fase. Essas vitaminas estão relacionadas com a inteligência da criança e o ganho de peso. Pode ser necessário também repor o ferro nessa época para evitar problemas como a anemia.

Quer saber mais sobre o consumo de vitaminas durante a gravidez? Anote aí:

Vitamina A

Atua no desenvolvimento do bebê, multiplicação das células e saúde do coração. Você a encontra na gema do ovo, frutas vermelhas e vegetais verde escuros.

Vitamina B e toda sua família – da B1 até a B12 e ácido fólico

Contribui para a formação de células novas, sistema nervoso e produção de glóbulos vermelhos. Para obtê-las, coloque no prato grãos integrais, leite, vegetais e peixe.

Vitamina C

Ajuda na absorção de ferro e na produção de novos tecidos para o corpo. A vitamina C está presente nas frutas cítricas e vegetais verdes.

Vitamina D

Ajuda na absorção de cálcio para o desenvolvimento saudável de ossos e dentes. Para consegui-la, coma mais salmão, ovos e manteiga. E também tome sol por 15 minutos diariamente.

Vitamina E

Poderoso antioxidante presente em nozes, vegetais verdes e gema de ovo.

Atenção!

Evite tomar suplementos vitamínicos sem orientação médica, pois o excesso de vitaminas pode causar reações e prejudicar o desenvolvimento do bebê. O alerta vale também para qualquer tipo de medicamento, hein?

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?