6 brincadeiras de festa junina

brincadeiras-de-festa-junina

Bandeirinhas, muita comida boa, e claro, brincadeiras. Todo mundo guarda com carinho essas e outras memórias maravilhosas de uma das festas típicas mais famosas do Brasil. E se bateu vontade de levar o arraial para dentro de casa e se divertir com a criançada, nós separamos algumas brincadeiras de festa junina que vão deixar a sua festa com um jeitinho caipira.

O jogo da pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras de festa junina mais tradicionais e para improvisar esse jogo em casa separe uma bacia ou piscina infantil, encha com papel celofane azul, ou pedras de aquário, para representar a água, depois desenhe pequenos peixes em cartolinas ou papelão numerando de 1 a 4 (valor da prenda), recorte-os e pendure uma argola ou clips de papel em uma das pontas.

Para a vara de pesca pegue pedaços de madeira, serve também pequenos galhos de árvores, corte 60 cm de barbante e amarre na ponta, para finalizar crie um anzol com um imã ou um clips aberto. Agora é só começar a brincadeira, quem pescar o peixinho com o maior número ganha a prenda mais legal.

jogo-da-pescaria
Fonte: Reprodução/Revista Crescer

Brincadeira do tomba latas

Para jogar o tomba latas comece empilhando em forma de pirâmide 9 latinhas vazias de refrigerante, achocolatado ou leite em pó, que podem ser decoradas ou pintadas no estilo da festa, em uma mesa com pelo menos 1,5 metros de distância. Depois, cada participante vai receber 3 bolinhas feitas com meias cheias de arroz cru, que serão lançadas nas latinhas, quem derrubar o maior número ganha a melhor prenda.  

brincadeira-tomba-latas
Fonte: Reprodução/Two Shades of Pink

Corrida do saco

Para montar essa brincadeira de festa junina, você só precisa arrumar sacos de estopa ou sacos de lixo grandes e resistentes para os competidores, que precisam pular até a linha de chegada. Para deixar a brincadeira ainda mais legal arrume sacos bem grandes e faça a corrida em duplas.

corrida-do-saco

O jogo da argola

Outra brincadeira de festa junina é o jogo da argola e para montar separe 4 garrafas pet que precisam ficar bem firmes no chão, para isso, encha com água, pedrinhas ou bolinhas de gude. Monte as argolas usando papeis de revista ou jornais velhos e finalize com fita adesiva de várias cores, você também pode aproveitar as fitas para decorar as garrafas. Cada participante recebe 4 argolas e quem conseguir encaixar o maior número nos gargalos das garrafas vence o jogo.

jogo-da-argola
Fonte: Reprodução/Alakazoo

Quadrilha junina

Essa brincadeira é feita para todas as idades, basta arrumar um par e entrar no balancê. Na quadrilha, dança típica da festa junina, meninos e meninas ficam de braços dados e seguem os comandos da coreografia. Entre eles, existe o caminho da roça, quando as damas puxam os cavaleiros formando um grande círculo, o balancê que convida os casais a dançarem juntos se balançando sem sair do lugar e muitos outros.

quadrilha-festa-junina

Corrida do ovo

Antes da corrida, os papais precisam cozinhar os ovos ou, a dica para deixar as crianças mais animadas, é fazer com ovos de chocolate. Os participantes precisam equilibrar os ovos em uma colher de sopa seguindo até a linha de chegada, se deixar o ovo cair, o participante tem que recomeçar e o primeiro a finalizar o percurso sem deixar cair ganha uma prenda.

brincadeira-festa-junina

Agora é só separar o chapéu de palha e a roupa xadrez que o arraiar já começou!

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?