Como escolher o tipo de parto ideal?

Tipo de parto ideal

Parto normal, cesárea, parto humanizado, natural, de cócoras ou na banheira? Sim, existem diversas formas de dar à luz. Cada parto tem suas particularidades, mas todos eles, sem exceção, são momentos únicos e mágicos para os pais. Por isso, toda escolha merece ser respeitada.

A escolha só cabe a você, mamãe, – e você precisa se sentir segura com ela. Por isso, a gente explica aqui os prós e contras de cada tipo de parto:

Parto normal e humanizado

parto-normal

Ele ocorre na 40ª semana da gravidez (ou próximo a ela). Inicia-se com a bolsa d’água estourando e fortes contrações. Com o tempo, elas vão ficando mais fortes, mas podem ser amenizadas com anestesia. O parto normal pode ocorrer no hospital ou em outras locais.

Tem quem idealize parto de cócoras ou ainda na banheira, consideradas formas mais humanizadas de dar à luz.

Entenda: parto humanizado é aquele em que todas as decisões são tomadas pela mulher, considerada a personagem principal do momento – e não o médico. É ela quem escolhe se o parto acontecerá em um hospital, em casa, na banheira ou em qualquer outro local. Além disso, cabe à mulher querer, ou não, tomar anestesia. O momento pode ainda ter música e meia luz.

Vale lembrar que, para que o parto aconteça de forma segura em um local diferente de um hospital, ou ainda dentro de uma banheira, a saúde da gestante precisa estar boa e a gravidez não deve ser de risco.

Dentro do parto normal, existe ainda o parto natural, que é aquele sem nenhuma intervenção médica. Nesse caso, não são usadas anestesias ou remédios.

Cesárea

A cesariana é uma cirurgia que pode ser previamente agendada ou acontecer quando a mulher já entrou em trabalho de parto, mas por algum motivo, não poderá passar pelo parto normal.

Por ser cirúrgica, a cesárea requer anestesia raquidiana e internação de cerca de três dias.

Tanto a cesárea quanto o parto normal são, atualmente, considerados seguros para a gestante e para o bebê. Para tanto, é necessário que a mulher passe pelo pré-natal, garantindo a saúde de ambos e um parto tranquilo.

 

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?