Como funcionam as fraldas ecológicas

Como funcionam as fraldas ecológicas

As fraldas ecológicas possuem uma capa em formato tradicional, além de um ou dois absorventes, que são paninhos em formato retangular, que se encaixam na parte de dentro da fralda

Com o mundo enfrentando uma crise cada vez maior no meio ambiente, é fundamental criar ou manter boas práticas de sustentabilidade. Isso inclui o dia a dia dos bebês. As mamães podem e devem utilizar mais as fraldas ecológicas. Com certeza o planeta ficará muito grato!

O que são fraldas ecológicas?

As fraldas ecológicas possuem uma capa em formato tradicional, além de um ou dois absorventes, que são paninhos em formato retangular, que se encaixam na parte de dentro da fralda.

Para fechar, existem velcros ou botões. Com isso, o tamanho da capa vai se ajustando conforme o tamanho da criança, com a cintura mais ou menos apertada, assim como as perninhas.

Além disso, na hora do xixi ou cocô, todo o resíduo é absorvido pelos forros e nada é passado para a capa. É mais seguro para o bebê. Entretanto, o que pode ocorrer eventualmente é sujar as beiradas de dentro da estrutura da fralda. E neste caso ela deverá ser lavada.

Pomadas contra assadura

Outro ponto positivo deste tipo de fralda é que assim como os modelos de pano que são menos agressivos à pele do bebê, as ecológicas também dispensam o uso de pomadas contra assadura, até porque elas podem impermeabilizar o tecido.  

Fraldas Ecológicas e a Quantidade de trocas

Em relação à frequência de trocas ela não é exata. Isso dependerá da quantidade de absorventes colocados. Se eles forem absorventes noturnos (que duram mais ou não), do fluxo do xixi, entre outras situações.

Geralmente, com dois forros, a fralda tende a durar de quatro a seis horas. Mas quando a troca é feita na rua é recomendável guardar o absorvente em um saquinho impermeável até chegar em casa.

Fralda descartável

Para as mamães que desejam fazer a transição da fralda descartável para a ecológica têm que ter em mente que não é processo fácil. Porém, ele é possível, e tal mudança é feita aos poucos, fazendo testes em uma determinada hora do dia.

Segundo Laís Oliveira, idealizadora e dona da marca de fraldas ecológicas ‘Nós e o Davi: “Eu sugiro uma quantidade de seis a oito fraldas para começar a testar, para que a família possa sentir a diferença e conhecer todos os benefícios, e que se faça isso num tempo em que mãe e bebê estão mais tranquilos em casa.”

Consolidação dos testes

Após a fase de testes estar bem consolidada para o bebê a mãe de continuar a transição. Além disso, durante o teste pode ser observado que alguns vazamentos, especialmente os noturnos, ocorrem com menor frequência do que com as fraldas descartáveis.

Portanto, após estas informações, as mamães podem experimentar as fraldas ecológicas e observarem o que funciona melhor para a saúde de seu bebê.

Foto: Reprodução/Site Bebes Ecologicos

Atendimento Belly Home
Enviar via WhatsApp