Gestantes e home office: dicas para trabalhar em casa

home office: dicas para trabalhar em casa

Gestantes e home office, a junção se tornou essencial para muitas grávidas nesta pandemia

Desde o decreto de calamidade na saúde pública do Brasil, muitas empresas tiveram que readequar seus negócios. E muitos funcionários passaram a trabalhar em esquema remoto. Isso inclui as grávidas. Entretanto, a modalidade que se tornou fundamental para o seguimento de muitas companhias, possui suas vantagens e desvantagens.

No caso das gestantes e home office: esta dupla precisou se adequar ainda mais à nova realidade do cotidiano. Isso porque, se a mulher grávida já tiver outros filhos, ela precisará criar um esquema para não descuidar dos outros filhos, mas também levar a atual gestação da forma mais saudável possível em meio a uma pandemia. Portanto, é fundamental que ela estipule e organize melhor seus horários.

A gestante também deve se atentar para não se sobrecarregar no home office. Ela deve manter hábitos saudáveis, enquanto trabalha de casa.

Gestantes e home office: cuidados em casa

Entre os hábitos mais saudáveis que as gestantes devem ter trabalhando de casa é sempre se movimentar durante o dia. Ou seja, não fique muito tempo sentada na mesma posição sem se movimentar. Caso contrário, pode acarretar um problema de circulação, especialmente na gravidez.

Crie intervalos para se levantar e andar um pouco pela casa, além de se alongar. Outra alternativa é trabalhar durante uma parte do tempo com as pernas para cima, apoiadas em um pufe ou outra cadeira. Sobre isso, o obstetra Alberto Jorge De Souza Guimarães, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP), declarou à Revista Crescer:

“Aproveite para trabalhar com as pernas para o alto. Isso facilita a circulação e evita o inchaço, principalmente no terceiro trimestre.”

Então, se puder, invista em uma cadeira específica de escritório que não cause danos à sua coluna.

Roupas confortáveis

Quanto à vestimenta, já que está em casa, opte por roupas mais confortáveis. Isso não significa que trabalhe de pijama ou camisola. Disso, muitos especialistas dizem que ter o hábito de tomar banho logo cedo e trocar de roupa, resulta em uma maior produtividade para começar a trabalhar na sequência.

Você pode usar roupas mais soltinhas, vestidos ou até mesmo macacões. Se tiver de fazer alguma reunião online, pode se produzir um pouco mais para aparecer com uma aparência melhor na tela do computador. Com o passar dos meses, recorrer a roupas específicas para gestantes também é a solução mais recomendada.

Alimentação e hidratação

Já em relação à alimentação e hidratação, a gestante deve se programar da melhor forma possível. Neste caso, deixe uma garrafinha de água em sua mesa de trabalho e tente ingerir ao menos dois litros por dia.

Além disso, comer nos horários certos e fazer lanches saudáveis nos intervalos das refeições principais também ajuda no dia a dia. Se não tiver tempo de fazer tudo isso, opte por congelar refeições para a semana durante o fim de semana. No caso de delivery, escolha estabelecimentos com comidas mais balanceadas. E evite comer o tempo todo só por estar em casa. Por isso que determinar horários é tão importante.

Descanso

Apesar de estar em casa o dia inteiro, é importante reservar um período de trabalho, assim como há presencialmente na empresa. É comum que, o tempo de lazer se misture com o trabalho e este tome mais tempo do que deveria no dia a dia. No caso das gestantes especialmente, é essencial garantir o período livre em que ela possa optar por descansar, relaxar ou fazer outras tarefas pessoais.

Foto: Reprodução/Site Contabeis.com.br

Atendimento Belly Home
Enviar via WhatsApp