Dicas para um desfralde tranquilo

Desfralde

Por volta dos dois anos de idade, é hora de iniciar o processo de desfralde. Nessa fase, os bebês já começam a entender a vontade de fazer xixi ou cocô e fica mais fácil ensinar. Mas, se algo der errado durante, como um xixi escapar no meio da sala, saiba que é normal e você precisa agir de forma tranquila, para não traumatizar a criança!

Espere o tempo certo

Algumas escolas querem antecipar o desfralde e iniciá-lo com um ano e meio, tornando o processo bem mais difícil. Espere que seu filho entenda e perceba as vontades de fazer xixi e cocô para começar.

Perceba os sinais

Algumas crianças mostram que a fralda está incomodando ou ainda não querem mais colocá-la. Outras avisam quando fizeram xixi ou cocô. Todos esses sinais indicam que pode ser hora de começar a desfraldar.

Capacidade de ficar sentado sozinho por algum tempo

Esse pode ser outro sinal de que seu filho pode iniciar o processo de desfralde.

Mostre como se faz

Você já deve ter percebido que seus filhos seguem seu exemplo em tudo. Portanto, deixe que eles lhe acompanhem até o banheiro. Mostre como você faz. Avise quando estiver com vontade. Quando a criança vê os pais fazendo isso, elas tendem a imitá-los.

Aproveite suas férias

Pode ser que seu filho leve um tempo para entender como avisar e como fazer xixi e cocô no banheiro. Por isso, é melhor você estar perto para ensiná-lo. Assim, ele pratica não apenas na escola, mas em casa.

Tirando a fralda noturna

Após ele conseguir avisar que quer fazer xixi e cocô, é hora de observar a fralda noturna. Se ela amanhecer seca por vários dias, é hora de tirá-la.

Mas atenção: podem acontecer acidentes durante e depois desse período – tenha paciência, sempre!

Comunique-se com a escola

Você nunca deve iniciar o processo de desfralde sem falar com as professoras. Afinal, elas podem ser suas aliadas no processo. É lá que a criança passa a maior parte do dia.

Deixe o momento leve

Se você tornar o processo de desfralde uma brincadeira, a criança vai adorar e as chances de ela conseguir fazer rapidamente são grandes. Compre cuecas ou calcinhas e incentive-a a usar sem a fralda.

Vale também comprar livrinhos de histórias com o tema e caprichar na contação!

Meninos e meninas, uma pequena diferença…

Os dois devem aprender a fazer xixi sentadinhos. Depois, você pode ensinar o menino a levantar. Mais uma vez, use o exemplo do pai.

Para as meninas, é necessário mostrar como se limparem sozinhas: sempre de frente para trás, hein?

Diminua a quantidade de líquido antes de grandes passeios

Em um viagem longa de carro ou antes de dormir, reduza a quantidade de água, suco ou leite, para evitar acidentes.

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?