Drenagem linfática na gravidez

Drenagem linfática na gravidez

A gravidez vai avançando, a barriga crescendo e os inchaços aparecendo? É normal que durante a gestação, o corpo retenha líquidos, principalmente nos pés gerando um cansaço às futuras mamães.

Fonte: http://www.gravidasonline.com/pes-inchados-na-gravidez/

Muitas mulheres fazem drenagem linfática antes da gestação e não sabem que podem continuar a prática mesmo durante gravidez. Aliás, os fisioterapeutas recomendam que, após os três meses de gravidez, seja feita drenagem regularmente com um profissional qualificado.

Para quem não conhece, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem o objetivo de estimular o sistema linfático, um sistema de vasos que está presente em quase todo corpo e têm a finalidade de transportar a linfa, ou seja, fluidos do corpo tais como células mortas, sangue, macromoléculas, entre outros. Além disto, o sistema linfático é muito importante para a defesa do corpo já que produz as células imunes (linfócitos, monócitos e plasmócitos).

Drenagem Linfática Gravidez

 

A linfa pode ficar acumulada entre as células, isso acontece devido a um retardo do organismo na produção da linfa ou a dificuldade das células na absorção deste fluido. Com a estimulação feita em locais e de maneira corretos, há o deslocamento da linfa acumulada, que o corpo elimina de forma líquida. Por este motivo, é normal sentir vontade de urinar durante a sessão.

As futuras mamães podem se beneficiar muito da técnica. Com a diminuição do inchaço, melhora a circulação, estimula a lactação e o melhor: relaxa muito!

Apesar de ser um método ótimo para grávidas, tem suas contraindicações. Grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas não são aconselhadas a realizar este procedimento. É importante ouvir a opinião do médico que está acompanhando o quadro da gestante para tomar a decisão. Consulte sempre seu médico.

No fase pós-parto, a drenagem linfática trabalha como um auxiliar para o retorno da forma anterior, atuando na diminuição da retenção de líquidos, prevenção de celulite e na estimulação do metabolismo. É importante lembrar que a drenagem linfática deve ser acompanhada sempre de uma boa alimentação e exercícios leves para uma ótima gravidez.

 

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?