Principais exames durante a gravidez

Exames durante a gravidez

Fazer o pré-natal é muito importante e você não deve abrir mão dele. Trata-se de uma série de consultas e exames durante a gravidez que garantem o seu bem-estar e do bebê. Ele também serve para que você conheça seu obstetra, tire suas dúvidas e receba orientações sobre o parto.

Os exames durante a gravidez acontecem mensalmente e, com o passar do tempo, semanalmente. Veja quais são eles:

Hemograma completo

Esse exame é feito na primeira consulta do pré-natal e pode ser repetido no segundo ou terceiro trimestre. Trata-se da avaliação da quantidade de glóbulos vermelhos e brancos.

O primeiro mostra se você está com anemia. Ele é importante porque, com a gravidez, o ferro se dilui com o aumento da quantidade de sangue em seu corpo. Já a quantidade de glóbulos brancos mostra como está seu sistema imunológico.

Glicemia

Dentre os exames feitos durante a gravidez, o exame de glicemia de jejum é um dos mais importantes. Ele indica se há diabetes gestacional ou não.

O diabetes pode trazer sérios riscos para você e para o bebê, por isso, é fundamental fazer esse exame na primeira bateria de exames (junto com o hemograma) e também no 5º mês de gestação.

Sistema ABO e fator Rh

Pedidos na primeira consulta do pré-natal, esses exames mostram qual é o seu tipo sanguíneo.

Sorologia para HIV e VDRL

Esses são os exames que indicam se você é portadora de Aids ou Sífilis. Eles devem ser feitos logo no início da gravidez, pois caso deem positivo, já é possível iniciar o tratamento para evitar a transmissão desses vírus para o bebê.

Reação para toxoplasmose e rubéola

Feitos no início do pré-natal e repetidos no terceiro trimestre, esses exames indicam se você já teve contato com essas doenças, que podem trazer malformação para o bebê.

Hepatite B e C e citomegalovírus

Feitos no primeiro e no terceiro trimestre, mostram se você está com essas doenças, que também prejudicam o bebê.

Urina

Repetido em todos os trimestres, o exame de urina mostra se existe alguma infecção urinária, ainda que assintomática. Muita gente não sabe, mas a infecção urinária pode causar parto prematuro, portanto, precisa ser diagnosticada e tratada o quanto antes.

Fezes

O exame de fezes indica se você tem algum verme ou parasita. Ele é feito apenas no início da gravidez.

Ultrassonografia

O ultrassom é o exame mais realizado durante a gravidez. Logo que se descobre a gestação, o médico faz um ultrassom para avaliar a idade do feto e calcular o desenvolvimento.

Ele é repetido entre as semanas 11 e 14, agora do tipo morfológico, que mostra como está o sistema nervoso e desenvolvimento de membros. Das semanas 20 a 24, o ultrassom morfológico é novamente pedido.

Na 32ª semana, mais um ultrassom é feito para ver se está tudo caminhando bem para o parto.

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?