Gestante pode tomar café?

Gestante pode tomar café

Gestante pode tomar café em pouca quantidade, e com recomendação dada pelo médico

Quando uma mulher engravida, geralmente, é indicado que ela não consuma muito café. Além disso, também é recomendado que ela não ingira diariamente alimentos ricos em cafeína. Mas afinal de contas, por que os médicos fazem esta recomendação? Neste artigo vamos esclarecer essas dúvidas, mamães.

Gestante pode tomar café, mas moderadamente

Quando uma grávida ingere café em excesso, isso pode provocar sérias alterações. Entre as quais: redução do crescimento do bebê e ainda uma prematuridade, ou seja, a criança pode nascer antes da hora prevista.

Qual a quantidade máxima

Portanto, existe uma quantidade máxima de cafeína que a gestante pode ingerir por dia. E ela é de apenas 200 mg. Ou seja, 3 xícaras de café expresso ou 4 xícaras de chá preto, por exemplo. Todavia, é importante que as gestantes não exagerem nas quantidades de café.

Gestante pode tomar Café descafeinado

Mas tenha calma, mamães. Para aquelas que gostam muito de café e não abrem mão do cafezinho diário, uma dica é tomar o café descafeinado. Embora ele não contenha 0% de cafeína, já que ele conte uma quantidade mínima, mesmo assim não é prejudicial ao bebê.

Relação do café com o bebê

A gestante pode tomar café, mas ela tem de saber que após o nascimento do bebê também não é recomendado grandes quantidades de cafeína. Enquanto durar a amamentação é indicado que as mamães não tomem mais que 3 xícaras de café diariamente. Neste caso, a cafeína pode ser passada para o leite materno. Aproximadamente 2 horas após você tomar café ou alguma bebida que contenha cafeína ela poderá chegar ao seu leite. Resultado: o bebê pode ficar agitado ao ingerir este leite.

Portanto, a ideia é não consumir nada de cafeína próximo da hora do bebê dormir. Porém, se você necessita dele bem acordado para uma sessão de fotos, por exemplo, pode ser benéfica a ingestão de café.

Além disso, tal efeito é mais fácil de ser detectado em mulheres que não tomam café e também não ingerem nenhuma bebida com cafeína de forma regular.

Alimentos que contém cafeína

Fora o café, há mais de 150 alimentos com cafeína. Confira abaixo alguns exemplos:

Chá preto, chá verde e chá branco;
Chocolate e bebidas com cacau ou chocolate;
Refrigerantes, como coca-cola e pepsi;
Chá industrializados, como ice tea.

Medicamentos que contém cafeína

Por outro lado, a cafeína também é encontrada em algumas medicações, como para gripe e dores de cabeça:

Benegrip
Dorflex
Coristina D
Gripinew
Tylalgin Cafi
Dorona Cafi
Cafilisador
Neosaldina
Paracetamol + Cafeína
Resfriol
Mioflex
Tandrilax
Dipirona Sódica + Cafeína
Ana-Flex
Torsilax
Sedalex

Contudo, a cafeína ainda está presentes em vários suplementos alimentares recomendados para quem pratica atividade física.

Mas e se eu tomar café além do permitido?

Mamães que por um acaso excederam a quantidade de cafeína diária indicada pela Organização Mundial da Saúde, não se desesperem.

Neste caso é preciso manter a calma. Pois é pouco provável que o excesso de cafeína provoque danos ao recém-nascido.

Foto: Divulgação

Atendimento Belly Home
Enviar via WhatsApp