Grávida pode fazer luzes ou tingir o cabelo?

Grávida pode fazer luzes ou tingir o cabelo?

Quando a mulher engravida pela primeira vez sempre surgem algumas dúvidas quanto aos novos hábitos que terá na gestação, não é mesmo? Entre os quais estão: grávida pode fazer luzes? E o mesmo é perguntado sobre a tintura mensal para àquelas que já têm fios brancos e gostam de pintá-los. Que tal saber mais sobre o assunto? Te contamos tudo aqui!

Grávida pode fazer em luzes ou não?

A maior parte dos médicos diz que em vez de tingir o cabelo, a gestante poderá fazer luzes e reflexos. Mas eles devem ser feitos com todo o cuidado, claro, após a 12ª semana. Além disso, o procedimento deve ser feito de modo a não entrar em contato com o couro cabeludo. Com isto, é recomendado utilizar toucas ou fazer a aplicação com um dedo de distância da raiz.

A grávida pode fazer luzes como uma alternativa aos fios brancos que incomodam mais. Outro procedimento também indicado é o uso de xampus tonalizantes. Eles são mais suaves em termos químicos. Mas nem todo médico recomenda esta alternativa.

Substâncias tóxicas encontradas em tinturas profissionais

Muitos especialistas da área médica divergem sobre este assunto, que é sempre polêmico. Isso porque a composição da tintura profissional pode fazer mal à gestante. Sendo assim, a maior parte dos médicos diz que é melhor evitar pintar o cabelo na gravidez.

Eles afirmam que o principal risco está ligado a algumas substâncias da fórmula dessas tinturas, como: chumbo, anilina e amônia. Todas elas são altamente tóxicas. Além disso, em contato com o couro cabeludo, elas são absorvidas, chegando à corrente sanguínea, e por fim à placenta, pondo o desenvolvimento do bebê em risco.

Tinturas especiais para gestantes

Porém, atualmente, há no mercado tinturas especiais para gestantes. Com isso, pode ser que seu obstetra permita o uso durante a gestação. 

Agora, assim como com as luzes, o médico pode liberar o uso de tintas sem amônia e sem água oxigenada.

Para a gestante que tem muito cabelo branco e, muitas, não assumem ainda os fios mais grisalhos, é uma ótima notícia em meio a tantas adaptações durante a gravidez. Mas o produto não deve ser aplicado desde a raiz.

Apesar de na gestação a mulher ficar com cabelos mais bonitos e as unhas também, as gestantes devem ficar atentas aos produtos que o mercado oferece.

Escurecer o cabelo antes de engravidar

As mulheres que planejam uma gravidez, e que geralmente possuem a raiz escura e clareiam o comprimento, podem pintar todo o cabelo em um tom escuro. Ele vai equilibrar o visual da futura mamãe. E é recomendado que o retoque da raiz seja feito após o parto.

Marcas de tintas que especialistas deixam gestantes utilizarem

Atualmente, o mercado dispõe de algumas marcas específicas para gestantes. São elas: L’Oréal e Bigen, além de muitas à base de henna. Antes de comprar o produto, certifique-se de que a marca não contenha mesmo metais pesados em sua composição, que podem ser nocivos ao bebê e pergunte ao seu obstetra se libera o uso ou não, afinal cada gravidez é única e o que pode para uma, pode não ser bom para a outra.

E um último alerta, mamães! Deixem apenas para o período pós-parto testar aquela cor diferente e ousada. Jamais faça isso ou outra química qualquer sem antes consultar seu obstetra. Isso inclui também o procedimento de progressiva. 

Foto: Reprodução/DepositPhotos

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?