Gravidez silenciosa realmente existe?

Gravidez Silenciosa realmente existe

gravidez silenciosa pode existir para algumas mulheres, que não notam os sintomas, pois, entre outros quesitos, podem ter ciclos menstruais irregulares

Mesmo sendo raro e incomum, a gravidez silenciosa pode ser levada até o terceiro trimestre de gestação ou apenas na sala de parto. Não há estudos que comprovem o porquê desta condição surgir, pois quase todas as mulheres têm o aumento de barriga, mesmo que ela seja menor. Mas o fato é que uma gravidez não ser notada ela pode trazer riscos à mãe e ao bebê.

Gravidez silenciosa – perceba os sinais

Segundo a Dra. Aline Ambrosio, ginecologista, obstetra e terapeuta sexual, a gravidez silenciosa pode ocorrer e, portanto, a mulher deve ficar atenta aos pequenos sinais, que para outras podem ser mais evidentes.

Segundo a médica, esta gravidez “sem sintomas” pode ocorrer ainda por causas psicológicas ou físicas.

“Alguns quadros psiquiátricos, nos quais a percepção do corpo ou da realidade estão alterados, as mulheres não questionam o atraso menstrual e sintomas suspeitos de gravidez ou nem os notam.”

Riscos da gravidez silenciosa

Ao não perceber uma gravidez, a mãe acaba por não realizar os exames de pré-natal durante a gestação, o que é muito importante para identificar qualquer anormalidade, o que inclui doenças que podem prejudicar o desenvolvimento saudável do bebê.

“Orientações de mudança para um estilo de vida saudável, prescrição de vitaminas, como o ácido fólico e ômega 3, e a execução de exames de imagem e laboratório, são essenciais, pois podem salvar vidas e evitar complicações graves na gravidez.”

Como notar a gravidez apenas pela barriga

Quando uma mulher é menos sensível a alterações hormonais ela pode demorar a perceber ou levantar a hipótese de estar grávida. Isso porque ter náuseas, vômitos, fadiga, aumento do sono, sensibilidade mamária, intestino preso e apresentar sangramento na implantação do ovo no útero (que acontece próximo ao que seria a menstruação normal) podem levar a suspeita de uma gravidez pelo crescimento da barriga. Já nas mulheres muito magras os movimentos do bebê podem ser notados no primeiro trimestre, e o volume uterino é visível um pouco mais cedo.  

Ciclo menstrual irregular

Por outro lado, nas mulheres com ciclos menstruais irregulares, especialmente as que têm ciclos longos (que podem ter intervalos de mais de seis meses) e “infrequentes”, a ausência de menstruação regular não as alerta sobre uma possível gravidez. E isso só atrasa o diagnóstico.

Ovários policísticos

Além disso, uma alteração menstrual mais frequente está associada à síndrome dos ovários policísticos. E mais uma vez a mulher pode não notar nada, apenas quando a barriga aumentar com o passar do tempo.

E quando a barriga não aparece em uma gravidez silenciosa?

O crescimento da barriga pode ser alterado, decorrente de algumas condições. Isso inclui mulheres com obesidade, em razão da distensão de sua parede abdominal provocada pelo crescimento do útero que não é evidente.

A ginecologista ressalta aqui também a condição dos ovários policísticos.

“Nesta condição, há também uma menor percepção da movimentação fetal, já que o útero fica mais longe da pele. Nas obstipadas crônicas, que também tem um volume abdominal maior, a percepção da gestação pode ficar alterada.”

Nas mulheres que fizeram intervenções cirúrgicas, a barriga pode não crescer normalmente em mulheres que realizaram intervenções cirúrgicas, como a dermolipectomia ou abdominoplastia.

Mulheres Esportistas

Já no caso das esportistas, há o fato da parede muscular, que pode retardar o crescimento da barriga, justamente pela resistência dos músculos. Mas fiquem tranquilas! As mulheres que praticam atividade física não estão prejudicando o desenvolvimento do bebê. Contudo, as atletas profissionais podem apresentar um “bloqueio das menstruações”. E este é mais um fator que pode atrapalhar a mulher perceber que está grávida.  

Mas quando a mulher não sabe da gravidez e segue praticando atividade física ou ainda usa roupas muito apertadas, incluindo cintas, a musculatura fica mais rígida, o que também dificulta a percepção do crescimento uterino.

Menstruação X Gravidez

Muitas mulheres seguem menstruando e estão grávidas. Mas pelo ciclo frequente também não se dão conta da gravidez.

No primeiro trimestre de gestação, os sangramentos vaginais podem ocorrer. Porém, eles são em menor intensidade do que uma menstruação comum. Neste período, já está em formação a futura placenta. Portanto, sangramentos resultantes de sua implantação são frequentes, e ainda o sangramento presente no implante do óvulo. Sobre isso, a doutora comenta:

“Para evitar que ela assuma uma posição baixa, sobre ou perto do colo uterino no final da gravidez, áreas posicionadas mais baixas nos primeiros meses descolam daí, para subirem com o avançar da gestação, já que este colo precisará dilatar para o bebê passar.”

Ainda no primeiro trimestre de gravidez há sangramentos do colo uterino, descolamentos da placenta e corrimentos irritativos da vagina. Todos eles podem gerar mais confusões com a menstruação, e a mulher não perceber que está grávida.

Uso de álcool e outras drogas

Para mulheres grávidas que fazem uso de álcool e drogas ilícitas podem provocar a restrição do crescimento fetal. Consequentemente, pode gerar um crescimento menor do útero e do abdome como um todo.

Com base em todas estas informações, o que se pode pedir é que a mulher sempre esteja atenta aos pequenos sinais. Em caso de dúvida, faça o teste de gravidez de farmácia ou o de sangue para ter certeza de uma gravidez, mesmo que não notada logo no início.

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?