Jogos educativos: faça você mesma

Jogos educativos

Jogos educativos têm um importante papel na vida das crianças. Afinal, aprender brincando é a melhor forma de estimular a coordenação motora, a memória e o desenvolvimento dos pequenos.

E sabe o que é mais legal? Você pode montar os jogos educativos sozinha. Cada um possui características e objetivos próprios.

or exemplo, tem os jogos educativos que estimulam a criatividade, os que estreitam o relacionamento entre a criança e os pais, os que ensinam a respeitar as regras, a perder e ganhar, e muitos outros. Veja mais:

Formas geométricas para encaixar

Esse joguinho contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, aprendizado de cores e formas. É muito fácil fazer:

Recorte algumas formas em uma cartolina branca. Sugestões: quadrados, triângulos e retângulos. Onde ficou o buraco, contorne com uma canetinha colorida e pinte também a forma recortada da mesma cor. Use várias cores: cada forma com uma cor diferente.

Depois, ensine a criança a encaixar a forma certa na cor correspondente. Ah, se não quiser usar cartolina, você pode usar EVA colorido.

Mais concentração e memória

Dá para montar um jogo da memória bem fácil para os pequenos. Comece recortando peças iguais em um EVA. De um lado deixe em branco, do outro, em cada duas peças, desenhe letras iguais, corações, bolinhas, flores.

Depois, embaralhe e ensine a criança a encontrar as peças iguais nesse jogo educativo de memória!

Aprendendo a contar

Em uma cartolina, ou EVA, desenhe dos números 1 a 10. Em outra folha desenhe e recorte as seguintes peças:

  • 1 bola (1 peça)
  • 2 corações (1 coração em cada peça)
  • 3 flores (1 flor em cada peça)
  • 4 quadrados (1 quadrado em cada peça)
  • 5 passarinhos (1 passarinho em cada peça)
  • Até 10. Escolha os objetos que quer desenhar e que tiver mais facilidade.

No total, você terá 55 pecinhas. Então, ensine a criança a colocar a quantidade igual de pecinhas em cada espaço com o número da primeira cartolina. E seu joguinho educativo está pronto!

Existem muitos outros jogos educativos para você fazer sozinho e até para a criança soltar a criatividade e montar sozinha. Estimule, participe e brinque junto!

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?