Leite materno: benefícios e armazenamento

Leite materno

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do leite materno para o bebê. Ele fortalece a imunidade, reduz riscos de alergias, ajuda na formação do intestino e bactérias do bem, evita a anemia e colabora para o bom desenvolvimento cognitivo.

Sem contar que o ato de amamentar cria e estreita vínculos entre você e seu pequeno. Não é à toa que a amamentação exclusiva é indicada até os seis meses de idade do bebê.

Porém, com o fim da licença maternidade, às vezes aos quatro meses do bebê, fica difícil se deslocar para amamentar a cada duas ou três horas.

A saída, portanto, é tirar o leite com uma bombinha e armazenar, ato que requer alguns cuidados, pois o leite materno é (altamente) perecível.

A retirada do leite materno

Você pode retirar o leite materno com uma bombinha ou com as mãos. Se for fazer com a bomba, saiba que é possível ajustar a pressão e a velocidade, para que fique mais confortável para você.

Logo após a mamada do bebê, é mais fácil tirar o leite. De manhã também, pois, os seios ficam mais cheios, facilitando o processo.

Anote aí: você levará de 15 a 45 minutos para esvaziar os dois lados. E não desanime, pois é normal que não saia nada nos primeiros minutos, ok?

A quantidade certa de leite materno

O pediatra irá determinar quantos ml de leite materno você precisará acumular em cada mamadeira. Geralmente, para um bebê de 4 meses, são recomendados de 180 ml a 220 ml por mamada.

Mas não se preocupe se não conseguir retirar tudo isso de leite por vez. Você pode ir acumulando aos poucos. O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas. Depois disso, ele deve ser descartado, para evitar acúmulo de bactérias e contaminação.

Armazenagem do leite materno

Transfira o leite retirado para uma mamadeira comum esterilizada e feche bem. Você também pode usar qualquer pote de vidro que tenha tampa de plástico. Em seguida, é só colocar no freezer.

A validade de cada mamadeira no freezer é de 15 dias. Para não se confundir, cole uma etiqueta com a data e hora da retirada em cada potinho.

Se quiser armazenar na geladeira, a validade dele é de 12 horas. Agora, entre uma mamada e outra, por exemplo, caso o bebê não tenha mamado tudo, o prazo é de duas horas. Ah, e use sempre a prateleira de cima, que é mais geladinha.

Descongelamento

O descongelamento ideal é em banho maria, só que com o fogo desligado. Ou seja: aqueça água em uma panela, desligue o fogo e coloque a mamadeira lá dentro (fechada).

Não ferva ou esquente o leite materno na panela ou no micro-ondas para evitar a perda de nutrientes.

E depois de descongelar, jamais recongele o leite materno. O leite que não for tomado deve ser descartado.

 

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?