O que é Epi-no? E para que serve

O que é epi-no e para que serve

Epi-no é um aparelho de origem alemã que promove um alongamento do assoalho pélvico e da musculatura local

Bastante utilizado nas semanas que antecedem o parto, o Epi-no é um aparelho de origem alemã que promove um alongamento do assoalho pélvico e da musculatura local. Quer saber mais como ele pode te ajudar? A seguir, você saberá como ele atua dentro do corpo feminino e como pode ser um benefício na hora do parto e também para a melhora da atividade sexual no pós-parto.

Como funciona o Epi-no?

O Epi-no é introduzido na vagina e em seguida insuflado sob pressão controlada. Com isso, ele promove um efeito de alongamento do assoalho pélvico. Mas vale ressaltar que a insuflação varia conforme a tolerância de cada mulher, em períodos de treinamento em torno de 10 minutos, então vá com calma.

Já na segunda fase, o balão do Epi-no deve ser expulso cheio, por meio do relaxamento completo da musculatura vaginal e perineal. É esse movimento que simula o período expulsivo na hora do parto. Além disso, se não tiver nenhuma contraindicação ou restrição médica, seu uso será permitido a partir da 35ª semana de gestação.

Períneo – assoalho pélvico

Períneo? Que palavra estranha! Pois é, a maternidade nos faz conhecer um universo de termos que possivelmente jamais ouvimos antes né? Popularmente conhecido como períneo, o assoalho pélvico se caracteriza por músculos, ligamentos e fáscias localizados na base da pelve. Suas principais funções são:

a sustentação dos órgãos pélvicos (útero, bexiga, reto, uretra, vagina e ânus);
e a continência urinária e fecal, que desempenha papel importante na saúde da vida sexual e na postura da mulher.

Massagem perineal

A massagem perineal incide em um alongamento passivo das fibras musculares do assoalho pélvico. Ele pode ser realizado já no começo do terceiro trimestre ou por volta de 32 semanas gestacionais.

A massagem consiste em introduzir o dedo na vagina e fazer movimentos circulares, de um lado para outro em direção lateral e vertical. A massagem tem o acompanhamento da fisioterapeuta. Mas também pode ser realizada diariamente em casa pela própria gestante ou com a ajuda de seu parceiro.

Epi-no versus Episiotomia e lacerações

De acordo com estudos científicos, o preparo perineal por meio de massagem no local ou do uso do Epi-no apresentam resultados positivos na diminuição de taxas de episiotomia e lacerações durante o parto vaginal.

Fisioterapia especializada

Vale ressaltar que para uma avaliação certeira das condições do assoalho pélvico e do períneo é essencial que você procure uma fisioterapeuta obstétrica especializada preferencialmente entre o terceiro e último trimestre de gravidez. Esta profissional ajuda a evitar muitos desconfortos para a gestante nesta etapa.

Na gestação, os músculos perineais têm uma sobrecarga em razão do aumento do volume uterino e do crescimento do bebê. E ainda há a influência hormonal. Todas estas situações podem deixar os músculos mais fracos e com funções alteradas. Sendo assim, a fisioterapia obstétrica é bem importante nesta etapa da gravidez e com o auxílio do Epi-no.

Vantagens da fisioterapia pélvica

As vantagens do Epi-no são diversas e sentidas em diversos momentos da maternidade. Reunimos uma lista com as principais delas, olha só:

  • Durante a gravidez: o períneo fica sobrecarregado nesta fase então pode levar a casos de bexiga caída e incontinência urinária. Com a fisioterapia pélvica as funções musculares são mantidas, por meio de ajustes do tônus, controle, coordenação e resistência, diminuindo assim as chances de disfunções;
  • No parto: a fisioterapia pélvica durante o parto estimula posturas que facilitam a descida do bebê, conforme a altura que o bebê se encontra na pelve/bacia da mãe e através do conhecimento da biomecânica da pelve. Ao melhorar a consciência corporal e perineal, também se reduz o risco de lesões e dores lombares ao longo do trabalho de parto;
  • Pós-parto: aqui a recuperação é mais rápida, por causa dos exercícios que reeducam a musculatura da região, favorecendo sua reabilitação, assim como o retorno às atividades sexuais sem dor.

Foto: Reprodução/Site epi-no.com.br

Atendimento Belly Home
Enviar via WhatsApp