Posso fazer exercícios no pós-parto?

Exercícios no pós-parto

O nascimento de um bebê traz mudanças muito significativas na vida do casal e principalmente da mãe. Além de dar à luz a uma vida, a nova mamãe passa a ter uma rotina cheia, estressante e com raros intervalos para cuidar de si mesma.

O que todas as mamães costumam se perguntar é: Posso praticar execícios no pós-parto e em quanto tempo posso começar? Esse tempo varia muito de acordo com o tipo de parto e condicionamento físico da mulher. Independente disso, procure sempre o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.

Tipos de execícios no pós-parto

Tipos de exercícios no pós-parto

Quando o parto é normal, a recuperação tende a ser mais rápida e os exercícios são liberados após 15 dias, geralmente. Esse tempo pode ser menor para mamães que já praticavam exercícios físicos regularmente antes do parto. Algumas atividades indicadas nesse caso são: caminhada, pilates, ioga, alongamento e musculação leve.

Se o parto foi do tipo cesárea, os cuidados são maiores, pois, a recuperação tende a ser lenta, além disso, existe um corte em cicatrização. Nesse caso, os exercícios no pós-parto costumam ser liberados um mês após o nascimento do bebê. Ao escolher o tipo de atividade, procure evitar os que forçam a musculatura abdominal como caminhadas leves e alongamento dos membros superiores.

É importante lembrar que algumas atividades não são recomendadas logo após o parto, como por exemplo, as que provocam alto impacto ao corpo como corrida ou salto e também as aquáticas, pois, provocam infecções, uma vez que o colo do útero ainda não está totalmente fechado.

Apesar de serem muito recomendados, os exercícios no pós-parto precisam ser acompanhados por um médico e, em caso de dor, é preciso suspender imediatamente a prática e consultar um especialista. Além disso, beba muita água para manter o corpo sempre hidratado. A falta de água pode prejudicar a produção do leite e consequentemente, a alimentação do bebê.

Aproveite as sonecas do bebê ou, até mesmo, os passeios no parque com o pequeno para praticar exercícios. Seja paciente e comece devagar, aos poucos aumente o tempo e a variação nos tipos de exercícios, respeitando sempre os sinais do seu corpo.

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?