Saídas de maternidade vermelha e seus significados

Bebê em saída maternidade vermelha

Quando o bebê e a mamãe têm alta do hospital, entra outra questão a se pensar: qual cor de roupa a criança deve colocar para sair? As cores são diversas, como as saídas de maternidade vermelha que é uma das mais utilizadas. Neste artigo, você vai conhecer os significados de cada cor e optar por qual é a melhor tonalidade para vestir seu bebê para este grande dia de ir para casa.

Saídas de maternidade vermelha

Apesar de ter outras cores para vestir o bebê na hora da alta hospitalar, muitas mães ainda optam pelas saídas de maternidade vermelha. Mas afinal de contas qual é o seu significado?

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

História do sapatinho vermelho

Além disso, ainda há a história do sapatinho vermelho. Assim como a roupinha, também existe uma superstição em relação ao primeiro sapatinho do bebê. Aqui, o calçado vermelho representa a felicidade.

A lenda do sapatinho vermelho é um costume de origem cigana. Sendo assim, quando a mãe do bebê é presenteada com um sapatinho de bebê nesta cor quer dizer que poderá ter sorte, proteção, saúde e felicidade.

A tradição diz ainda que cada criança escolhe um casal (os pais) para ser cuidado. A lenda reforça que havia um casal que temia muito a experiência de cuidarem de um filho.

Então, após conhecer o casal, uma mestra cigana percebeu o medo dos dois e disse ao bebê:

“Tenha confiança. Para que sua vida na Terra seja tranquila eu enviarei um amuleto sob a forma de presente, garantindo sua saúde e felicidade”.

Com este recado, o bebê nasceu e o seu primeiro presente foi justamente um par de sapatinhos vermelho. Ele os usou e guardou como um amuleto por toda sua vida. Consequentemente, teve proteção, saúde e felicidade em toda sua trajetória.

E foi assim que a tradição cigana se tornou popular em todo o mundo. Por isso, é bastante comum um bebê ganhar o famoso sapatinho vermelho de presente.

Outras cores de roupinha

Entretanto, mesmo com a superstição de tanto tempo para saídas de maternidade vermelha, as mamães podem optar por outras cores.

Para àquelas que gostam da cor amarela, vestir o bebê na saída da maternidade significa que ele pode ter sorte e prosperidade, além de representar vida e riqueza.

Já a cor branca significa pureza, leveza e paz. E por se tratar de cor neutra, ela não pode faltar na tradicional mala de maternidade.  

Ainda tem as mães que gostam da cor azul que, não necessariamente deve estar atrelado ao bebê ser um menino, mas sim porque está associado à paz e tranquilidade.

O mesmo vale para a cor rosa. Ou seja, não representa apenas o sexo feminino, mas sim feminilidade e doçura. Ela também pode representar o amor e a felicidade da criança.

Cores não tão usuais

Ainda há as cores não tão utilizadas na saída da maternidade. São elas:

Verde – Representa serenidade, e é boa para o segundo dia de vida do bebê.

Cinza – Simboliza equilíbrio e flexibilidade. Esta é a cor que está entre o branco e o preto.

Lilás – Esta cor simboliza a feminilidade, além de ser o tom da espiritualidade e purificação.

Com todas essas cores em mente, além das saídas de maternidade vermelha, basta vocês escolherem, mamães!

*Foto: Reprodução/Shutterstock

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?