Será que estou grávida? Saiba os primeiros sintomas de gravidez

A capacidade de gerar uma nova vida é o fenômeno mais incrível da natureza humana. Muitas mulheres sonham com a maternidade e esperam o dia de ver o rostinho de seu bebê. A chegada de um novo membro na família traz consigo muitas mudanças na vida da mulher. As mudanças físicas são os primeiros sintomas de gravidez, e muitas vezes, estes sintomas podem vir até antes do atraso da menstruação, mas geralmente só as mulheres que estão tentando engravidar ficam atentas aos mínimos sinais.

Teste de Gravidez Positivo

O teste de gravidez de farmácia é o primeiro modo de tirar a dúvida, e pode ser feito logo após o primeiro dia de atraso da menstruação. É normal que não seja exatamente preciso, por isto, caso permaneçam as dúvidas, o exame de sangue é mais exato para tirar a prova.

Listamos abaixo os primeiros sintomas de gravidez, pode ser que uma mulher grávida não tenha nenhum deles pois cada corpo é único. Se você está com algum destes sintomas e seu teste deu positivo, parabéns, futura mamãe!

 

1 – Corrimento rosado

Após a fecundação, pode ocorrer o corrimento rosado que é a mistura do corrimento normal da mulher com vestígios de sangue. Isso acontece devido a ruptura do óvulo pelo espermatozoide e pode ocorrer de três minutos até 72 horas após a relação sexual.

 

2 – Mamilos mais escuros

Os hormônios liberados na gravidez podem influenciar na coloração dos mamilos e aureolas deixando a pele desta região mais escuras. No caso das mamães morenas e negras, este sintoma pode não ser percebido.

 

3 – Náuseas e vômitos

Dois sintomas clássicos da gestação são as náuseas e vômitos, principalmente nos três primeiros meses. É comum que esses sintomas parem após este período, mas para driblar os incômodos, algumas frutas podem ajudar, como kiwi, laranja e limão.

Grávida com Sono

4 – Sonolência

Algumas mamães podem ficar com mais sono que o normal durante a gravidez e este sintoma é muito comum. Isto ocorre devido aos hormônios que estão circulando e também ao metabolismo mais lento.

 

5 – Dor de cabeça

O aumento do fluxo sanguíneo pode provocar dores de cabeça durante as primeiras semanas de gestação.

 

6 – Cólicas e inchaço abdominal

Pode parecer cólicas menstruais, mas na verdade, é o útero se preparando para a expansão que sofrerá durante a gravidez. Além disto, mesmo que o tamanho do feto seja pequeno, ele pode causar expansão abdominal desde o comecinho da gravidez.

 

7 – Aversão a odores

Aquele perfume que você tanto adorava está te deixando enjoada? A aversão a cheiros fortes, mesmo que sejam agradáveis, é um sintoma muito comum no início da gravidez, o olfato fica mais apurado e, por isto, podem deixar as mamães mais sensíveis a alguns odores.

8 – Acnes e cravos

A explosão hormonal que ocorre na gravidez pode gerar reflexos na pele do rosto com o surgimento de cravos e espinhas, principalmente na região malar (maçã do rosto e bochechas). No início da gravidez este sintoma é muito comum mas pode perdurar durante os meses.

 

9 – Variações de humor

As variações de humor durante a gravidez são praticamente inevitáveis. É comum vermos uma grávida partir da alegria para a tristeza em minutos e tudo isto sem uma causa relevante. Mas fique tranquila, as variações de humor são perfeitamente normais, visto todas as mudanças físicas e emocionais que acontecem durante os 9 meses.

 

10 – Seios Doloridos

Além do crescimento dos seios, as grávidas podem sentir dores ao tocá-los ou simplesmente ao vestir o sutiã. A produção de alguns hormônios durante a gravidez podem aumentar o fluxo sanguíneo, alterando o tecido dos seios fazendo com que fiquem maiores e sensíveis.

Se o seu teste deu positivo, pode comemorar e se preparar para uma nova fase. Aproveite e comece escolhendo um look para te deixar ainda mais linda em nossa seção de moda gestante.

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?