Dicas para levar uma gravidez saudável e leve

Dicas para levar uma gravidez saudável e leve

Uma gravidez saudável requer cuidados antes mesmo de engravidar, o que é de extrema importância para ter um acompanhamento melhor ainda na fase de pré-natal

Quando a mulher planeja engravidar, ela já deve pensar em se cuidar antes mesmo da gestação ocorrer. Isso porque quanto mais saudável for esta gravidez, melhor para a saúde do bebê. Neste artigo, você aprenderá cuidados básicos e importantes para ter uma gravidez saudável e leve.

Gravidez saudável requer abandonar vícios

A primeira dica já é um exercício de auto amor por sua saúde e seu bebê que está por vir. Portanto, se deseja engravidar, deixe de lado maus hábitos, como cigarro e bebida. O álcool pode chegar até o organismo do bebê via placenta, o que afeta sua formação e aumenta os riscos de problemas de comportamento (hiperatividade e déficit de atenção) no futuro. Além disso, o álcool também gera a Síndrome Fetal Alcoólica em que a criança apresenta anormalidades faciais, problemas cognitivos e déficit intelectual.

Vitamina pré-natal

A segunda dica diz respeito a tomar vitaminas específicas chamadas de pré-natais. Elas contêm nutrientes vitais para a saúde da mãe, como o famoso ácido fólico, que todos os médicos recomendam, além de substâncias ricas em cálcio e ferro. Todas elas devem ser tomadas preferencialmente antes de engravidar. Claro, que você deve conversar com seu médico antes para tirar todas as dúvidas e saber a quantidade exata que melhor funciona para o seu organismo. Elas são facilmente encontradas em diversas farmácias.

Ainda sobre o ácido fólico, o ideal é que ele comece a ser ingerido pelo menos três meses antes de engravidar. Mas, novamente, consulte seu médico. Este ácido é imprescindível para a saúde do bebê e, com você tomando a vitamina desde já, estará ajudando seu filho antes mesmo de seu desenvolvimento. O médico deve receitar este suplemento também para a formação do tubo neural da criança e para prevenir malformações como, por exemplo, a anencefalia.

Pré-natal é sinônimo de gravidez saudável

O pré-natal é o acompanhamento médico que a mãe realiza por todo o período de gestação. Além disso, ele pode revelar alterações importantes que podem ocorrer na gravidez, como uma diabetes gestacional e uma hipertensão. Então, a dica aqui é: vá ao médico sempre que necessário, e ao mesmo uma vez por mês.

Pratique atividade física

Dicas para levar uma gravidez saudável e leve - Yoga

Foto: Reprodução/DepositPhotos

Praticar atividade física antes de engravidar também ajuda na gestação. Em caso de nunca ter feito exercício de maneira frequente, procure orientação de seu médico e de um professor para montar um plano de exercícios. Entre as atividades recomendadas para este período, estão: natação, hidroginástica, caminhadas, yoga e pilates.

Vacinas que a mãe deve tomar

Quando for visitar seu obstetra pela primeira vez, leve sua caderneta de vacinação. Caso não se lembre onde está, peça ajuda à sua mãe! Ou pode consultar algumas delas num posto de saúde mais próximo. Em seguida, o médico vai indicar quais vacinas você deverá tomar para ter uma gravidez saudável e segura. As vacinas essenciais protegem de doenças como: rubéola (que não pode ser tomada durante a gestação, deve ser feita três meses antes de engravidar), hepatite B, difteria e tétano.

Já faz um tempo que a vacina contra coqueluche dTpa também entrou no calendário de vacinação. Porém, uma grávida só pode tomá-la entre a 27ª e a 36ª semana de gestação para aumentar a proteção da saúde da criança. A vacina contra a gripe também poderá ser recomendada pelo médico.

Em relação à Covid-19, o médico irá determinar qual o melhor período para a gestante tomar. E tem casos em que uma grávida não deve tomar determinado imunizante.

Alimentação e manutenção do peso

Apesar de a gestante comer por dois, isso não quer dizer que ela deve extrapolar e ficar muito acima do peso! Uma vez que ela pode ter mais dificuldade de perder os quilos a mais. Por outro lado, também não se deve comer pouco, pois coloca o bebê em risco de um parto de baixo peso.

É preciso entender que “comer por dois” significa qualidade do alimento e não a quantidade ingerida. Na gestação, o corpo da mulher absorve melhor os nutrientes. De um lado ótimo, mas por outro, pode causar ganho rápido de peso. E isso coloca a saúde da mamãe em risco (como uma diabetes gestacional) e também a do bebê. Portanto, mamãe, cuide bem sua alimentação durante a gestação!

Não exceda o consumo de sal, para a pressão arterial ficar equilibrada e ajudar a diminuir a retenção de líquidos.

Pelo fato da gestante não poder consumir cafeína em excesso por provocar efeitos nocivos tanto para a mãe, quanto para o bebê, comer frutas ajuda neste período.

Gravidez saudável e Protetor Solar

As grávidas ficam mais sensíveis aos raios solares. Portanto, use no mínimo um filtro solar FPS 30 ou acima disso. Desta forma, você evitará queimaduras solares e cloasma ou mais popularmente conhecido como melasma (manchas escuras que aparecem no rosto). Também use óculos escuros em dias de maior exposição ao sol.

Pompoarismo

Pratique pompoarismo ou exercícios de Kegels. Eles ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, que sustentam a bexiga, os intestinos e o útero. A prática consiste em “pensar” que está segurando o “xixi”; mantenha este aperto por três segundos e depois por mais três; e repita o exercício 10 vezes. Este tipo de exercício auxilia a mãe na hora do parto.

Reduza tarefas domésticas e relaxe

Por fim, reduza as tarefas domésticas. Isso inclui se expor a produtos químicos tóxicos usados na limpeza, pegar objetos pesados, entre outras. Procure fazer atividades que te deem prazer, cuide do seu bem-estar físico mas não esqueça do bem estar emocional, que é essencial para ter uma gravidez saudável e feliz!

Foto:Reprodução/DepositPhotos

Atendimento Belly Home
Enviar via WhatsApp