Etiqueta na maternidade: tudo o que você precisa saber

etiqueta-na-maternidade

A chegada de um novo bebê é uma alegria para todos que o cercam. A hora da visita é o momento mais esperado pelos familiares e amigos da mamãe e do bebê. Além de conhecer a nova vida que chega ao mundo, todos também querem parabenizar os novos papais, mas neste momento, algumas dicas de etiqueta na maternidade são importantes.

Há algumas mães que não querem receber visitas, mas a maioria prefere ser visitada na maternidade do que em casa, pelo menos no primeiro mês do bebê. Com certeza a maternidade é um local mais confortável para a nova mamãe, pois nesse ambiente, ela tem à disposição uma equipe de enfermeiras e não precisa se preocupar com o bem-estar dos visitantes.

Apesar disso, o momento após o nascimento é muito íntimo e delicado então é importante que as visitas sigam algumas regrinhas básicas de etiqueta na maternidade. Aqui contamos algumas delas:

Ligue sempre antes de ir até o hospital

Esta é a primeira e mais importante regra, antes de visitar um recém-nascido. Ligue antes para perguntar se pode ir naquele momento ou consulte o melhor horário para fazer a visita. Evite também os horários de almoço e jantar e nunca chegue de surpresa.

Visitas breves

Outra regra de etiqueta na maternidade é procure fazer a visita em um horário intermediário, nem muito cedo, nem muito tarde. É tentador ficar olhando horas para os bebês recém-nascidos, mas seja breve em sua visita, pode ser que a mamãe precise descansar ou amamentar o bebê.

Higienização

belly-home-etiqueta-na-maternidade

Logo após nascer, os bebês não têm imunização suficiente, por isso, é imprescindível a higienização das mãos ao entrar no quarto. A maioria dos hospitais deixam um frasco de álcool gel dentro do quarto para facilitar. Também não deixe bolsas nem se sente sobre a cama da mãe. Além disso, evite levar crianças ou fazer visitas se estiver doente.

Odores

Perfumes muito fortes e cheiro de cigarro podem incomodar a mamãe e o bebê e até mesmo causar alguma alergia. Por isso, recomendamos que evite odores fortes.

Privacidade

Quando o médico entrar no quarto para conversar com os pais ou quando chegar a hora da mamada do bebê, deixe o casal sozinho. Alguns momentos são muito íntimos e o pais precisam de privacidade.

Hora da foto

Registrar aquele momento especial é basicamente uma regra mas as boas normas de etiqueta na maternidade indicam que você verifique antes com os pais do bebê se pode fazer a foto, compartilhar nas redes sociais também precisa de autorização.

Cuidado com os comentários

As mudanças da fase pós-parto deixam a mãe muito sensível, por isso, evite comentários sobre o parto, peso do bebê, recuperação da mãe, entre outros. Por mais que sejam comentários aparentemente inofensivos, podem chatear a mãe.

visitas-na-maternidade

Bebê no colo

Evite pedir para pegar o bebê no colo, espere a mãe oferecer. Ah, nunca peça para a mãe acordar o bebê, o sono de um recém-nascido é sagrado e precisa ser respeitado.

Devo levar presentes?

Presentes são sempre bem-vindos, mas após o nascimento do bebê alguns itens devem ser evitados. As flores estão no primeiro lugar da lista, pois, podem desencadear um processo alérgico no bebê. O chocolate, apesar de delicioso, se torna um vilão, já que, devido ao processo de amamentação, pode provocar cólicas no bebê.

Lembrancinhas para o bebê estão liberadas e para as mamães, o ideal é focar em livros, cosméticos e roupas confortáveis e que facilitem a rotina com o bebê.

 

Chamar via WhatsApp
Atendimento Belly Home
Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-la?